Matriz de risco definirá quando AL avançará nas fases do distanciamento social controlado

O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde.

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Foto: Márcio Ferreira Em coletiva, governador informou que até sexta-feira (26) a matriz de risco será publicada no Diário Oficial do Estado

TNM/Por Redação*

O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos com seis aferidores que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas. Conforme os resultados, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.

Os três eixos estratégicos que serão utilizados como critérios evolução ou involução das fases são: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.

O eixo 1, a utilização da capacidade hospitalar instalada, trata-se da ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Esse eixo conta com três aferidores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes – todos da rede hospitalar exclusiva para pacientes com Covid-19.

Já no eixo 2, evolução epidemiológica, observa-se a evolução do número de óbitos por Covid-19 em Alagoas, tendo como principais indicadores: óbitos por semana epidemiológica (óbitos confirmados + óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade (índice de morte em pacientes confirmados com Covid-19).

Por fim, o eixo 3, a taxa de evolução da Covid-19, trata da evolução da doença em Alagoas avaliada pela razão de casos ativos por casos recuperados.

Durante a coletiva, o governador Renan Filho informou que até sexta-feira (26) a matriz de risco que orientará a evolução/involução de fases, de forma mais detalhada, será publicada no Diário Oficial do Estado, segundo consta no art.13 do decreto em vigência.
“Até o dia 26 vamos publicar a matriz de risco que vai definir a evolução entre as fases. Espera-se que, com a consolidação dos dados, possamos iniciar a evolução de fases. Alagoas vai para o distanciamento social controlado se os indicadores, ao longo dessa semana, confirmarem a sua tendência e é o que esperamos que aconteça. Portanto, não compreendam esse decreto como um decreto de flexibilização.

Continuamos pedindo a colaboração do cidadão para que a gente construa condições de maneira serena, responsável e gradativa para o retorno ao mais próximo possível do que pode ser a normalidade da nossa vida anterior à pandemia.”
*com Agência Alagoas

 

Veja também: