Exército e outros órgãos fazem teste de calamidade no bairro do Pinheiro

O bairro foi escolhido por ser um dos mais afetados com problemas no solo, provenientes da atividade mineradora da Braskem. 

Militares fazem simulação de calamidade no bairro do Pinheiro

FOTO: REGINA CARVALHO

Objetivo é garantir a preparação dos entes para que possam dar pronta resposta em caso de incidente

TNM/Por Jamylle Bezerra e Regina Carvalho   

Militares do Exército realizaram, nesta quarta-feira (12), no bairro do Pinheiro, em Maceió, o teste de evacuação que tem o objetivo de demonstrar a capacidade de pronta resposta em caso de calamidade. Diversos órgãos participaram da simulação. O bairro foi escolhido por ser um dos mais afetados com problemas no solo, provenientes da atividade mineradora da Braskem.

O general do Exército e comandante militar do Nordeste, Marco Antônio Freire Gomes, afirmou que o simulado é algo produtivo e positivo, pelo fato não só de preparar os órgãos para o caso de calamidade, mas também por unir e garantir a troca de experiência entre todos os participantes.
“É extremamente positivo. Uma forma de estarmos cada vez mais juntos e de nos prepararmos melhor, para o caso de necessidade”, pontuou.

Militares participam de simulado no bairro do Pinheiro

Ação, coordenada pelo Exército, contou com a participação de diversos órgãos

Para Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil Municipal, é importante que os órgãos estejam sempre em treinamento para que estejam preparados quando houver necessidade.
“O sistema de defesa civil tem que estar sempre treinando, se comunicando. Hoje a ação é em apoio ao Exército. Alagoas foi contemplada por causa dos desastres naturais, como deslizamentos de terra e enchentes, e aqui ainda temos esse caso do Pinheiro. Estamos dando apoio, mostrando a capacidade de poder ajudar as agências”, afirma Dinário.
O mesmo pensamento é compartilhado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel André Madeiro. “É importante por vários motivos, mas principalmente para podermos treinar e observarmos os erros. Para, caso tenha uma ocorrência real, estejamos preparados da melhor forma possível, sem erros, e só com acertos”, afirma André Madeiro.
A ação, denominada de ‘A Operação Alagoas, um Exercício da Força de Apoio à Defesa Civil’, conta com a participação de tropas do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar (PM), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Cruz Vermelha e outras agências.

Simulação acontece no bairro do Pinheiro, nesta quarta-feira

FOTO: REGINA CARVALHO

Veja também: