O Fisher P-75 Eagle foi uma decepção
Tudo sobre o Fisher P-75 Eagle deveria ser um sucesso. O “75” veio da arma francesa de 75 mm da Grande Guerra, então foi um símbolo da vitória. Adicionando a águia ao nome ficou a grandeza americana e a mídia ajudou a construir a campanha publicitária desta aeronave.
O P-75 Eagle foi o Frankenstein dos interceptadores, pois combinava peças de aeronaves melhores. Infelizmente, o motor usado para a Eagle não correspondeu à campanha publicitária de todo o resto e foi altamente decepcionante. Faltou cavalos de potência e fez o desempenho geral da Águia abaixo do esperado.
Os irmãos Wright são os designers de aeronaves mais conhecidos da história que tiveram muitas falhas ao longo do caminho, mas há muitos outros sobre os quais você nunca ouviu falar. Nos anos 50 e 60, as forças armadas tentaram inovar aeronaves que lhes dariam uma vantagem no caso de outra guerra mundial ter ocorrido. Eles projetaram novos bombardeiros, jatos de combate e aviões com decolagens verticais. Claro, eles soaram bem no papel, mas uma vez que eles tentaram voar, foi um desastre total.
Infelizmente, esta lista não se limita aos conceitos de aeronaves militares. Existem alguns aviões comerciais terríveis que nunca deveriam ter saído do chão. É difícil acreditar que consideramos algum desses terríveis projetos de avião e helicóptero por um segundo.
O acidente-pesado do Douglas DC-10
Tendo tido 55 acidentes com muitas mortes até o momento, o DC-10 é um dos jatos mais mal fabricados existentes. Provavelmente, o maior problema é que as portas de carga se abrem para fora, como se fossem aviões regulares.
Devido a essa falha, uma porta mal fechada foi aberta no meio de um vôo em 1972, alertando para a necessidade de um novo design. Algo semelhante aconteceu em 1974 e, em 1979, um motor caiu da asa durante a decolagem. Hoje, o transporte é muito mais seguro graças a muitos reprojetos.
A Bell FM-1 Airacuda
As aeronaves Bell eram novas na cena em 1937 e tinham um visual futurista combinado com características não convencionais que escondiam a longa lista de falhas. Enquanto a colocação de motor e armas da Bell FM-1 Airacuda tornou mais fácil para as armas dispararem em formações de bombardeiros, o motor iria superaquecer.
As hélices traseiras soletravam a morte de qualquer artilheiro que precisasse resgatar. Para tornar as coisas ainda piores, quando disparavam as armas, as estações de artilharia ficavam cheias de fumaça!
O Cutless lutou
O Cuttle Vought F7U tinha um dos designs mais interessantes. Ao se livrar da cauda tradicional e trazer um design de asa varrida, a aeronave teve seu quinhão de problemas desde a primeira vez que voou. Sim, o Cutlass era rápido, mas às vezes lutava para permanecer no ar.
Para piorar ainda mais a situação, os turbojatos da F7U não trouxeram empuxo suficiente para decolagens e aterrissagens. Pelo menos três dos protótipos falharam. Vinte e cinco por cento dessas aeronaves se perderam graças a acidentes.
Uma má idéia atômica
Um reator nuclear é um dispositivo usado para iniciar e controlar uma reação nuclear em cadeia. Eles são mais comumente usados em usinas nucleares. De alguma forma, nos anos 50, alguém teve a ideia de adicionar um reator nuclear a uma aeronave.
A “espera atômica” do Convair NB-36 era um desastre esperando para acontecer sempre que decolava no ar. Os EUA pretendiam testar a operação de um reator nuclear em vôo. Voar com esta transportadora era tão perigoso que só voou 47 vezes e uma equipe de aeronaves de apoio teve que segui-lo todas as vezes.
Um estranho olhar Jet
Projetado na Polônia, o PZL M-15 Belphegor é o único biplano produzido em massa na história. Este biplano também era absolutamente terrível. O projeto foi criado em 1972 e seu primeiro objetivo era ser operado como um pulverizador que pulverizava as fazendas soviéticas.
Olhando para trás, provavelmente não foi uma boa idéia projetar um espanador agrícola equipado com energia a jato. Esses jatos também eram mais caros de operar do que os aviões que deveriam substituir. No geral, esta foi uma criação sem sentido.
Um engano do Harrier Jump Jet
Militares em todo o mundo viram o quanto de vantagem era ter um caça vertical de decolagem e pouso, muito parecido com o Harrier Jump Jet usado pela Marinha Britânica. Foi quando a União Soviética surgiu com o Yakovlev Yak-38.
Não funcionou como o Harrier. Só podia voar a 800 quilômetros de cada vez sem armas. Outra queda foi que só podia voar por 15 minutos de cada vez em clima quente. A única coisa boa sobre este jato era o assento ejetor.
O preço era muito alto
Se você está olhando para o Lockheed Martin VH-71 Kestrel de um ponto de vista aeronáutico, este helicóptero é excelente. Então, por que não está mais em serviço? Em 2002, a AgustaWestland e a Lockheed Martin concordaram em desenvolver e comercializar essa fera na América.
A aeronave ganhou uma competição para se tornar a nova frota de helicópteros usada pelo Corpo de Fuzileiros Navais e pelo transporte presidencial em 2005, mas a que custo? Em quatro anos, o contrato para este projeto saltou de US $ 6,1 bilhões para US $ 11,2 bilhões! Alguns culpam os altos preços de pedidos adicionais ou laços de lobby impróprios.
A experiência do plano de pesquisa rápida
Todo mundo adora acompanhar os Joneses. É por isso que depois que Chuck Yeager quebrou a barreira do som em um Bell X-1 em 1947, muitas outras forças aéreas queriam ter um avião de pesquisa rápida. Procure pelo britânico Bristol 188 que acabou por ser extremamente falho.
Você quer voar em algo onde o tanque de combustível vazou sempre que você estava voando? Que tal não ser capaz de decolar até chegar a 300 mph? O Bristol deveria ser capaz de atingir Mach 2.6, mas lutou para atingir Mach 2!
O excelente artesanato nem sempre resulta em bons resultados
Um homem com o nome de Samuel Pierpont Langley era um brilhante inventor e cientista que também era secretário da Smithsonian Institution. Depois de criar um grande modelo de aeronave que sobrevoou uma milha em 1901, ele decidiu intensificar e construir o primeiro vôo de força tripulado.
Todas as especificações para o Aeródromo estavam no ponto. Ele tinha 52hp radial, a melhor relação potência / peso entre todos os motores. A única queda (bastante grande) é que não podia voar. Ele voou de sua catapulta e caiu no rio Potomac. Duas vezes.
O pequeno Goblin
A idéia para o McDonnell XF-85 Goblin é que era um caça parasita. Isso significava que o Goblin estaria ligado a um bombardeiro maior para a decolagem, então, em meio a um vôo, eles liberariam o parasita para que ele pudesse lutar contra outros aviões.
A idéia parece ótima, mas o maior problema é que o Goblin seria desarmado pelos inimigos em combate. As lutas de batalha foram por causa das metralhadoras calibre 50 usadas. Logo o projeto terminou.
Outro projeto terrível deixou o piloto completamente suscetível a um ataque … e lâminas girando a quatro centímetros de seus pés.
Uma idéia bizarra
Nos anos 50, os militares americanos tinham uma tonelada de idéias bizarras. Graças a um orçamento militar reforçado, muitos dos conceitos se concretizaram. Todo o foco por trás do Lockheed XFV-1 Salmon foi permitir que ele decolasse verticalmente quase como um foguete.
Uma decolagem vertical é excelente para um interceptador de defesa pontual, mas veio com uma enorme falha para os pilotos. Isso significava que você teria que pousar verticalmente, mas para trás. Houve também problemas com o motor se rasgando em pedaços.
O primeiro avião de passageiros de design alemão
O Baade 152 foi o primeiro avião de passageiros projetado pelos alemães baseado em uma série de conceitos de bombardeiros. Os recursos que ele tinha como uma asa alta e rodas de apoio nas pontas das asas funcionam muito bem com bombardeiros, mas não aviões de passageiros. Em apenas seu segundo vôo, o protótipo caiu.
Toda a tripulação morreu como resultado desse acidente. Em uma ocasião separada, os engenheiros descobriram que as linhas de combustível pararam durante uma descida, o que fez com que os motores parassem. Quando o projeto terminou em 1961, o Baade tornou-se o único avião da Alemanha Oriental de todos os tempos.
Olhar excitante, com mau desempenho
Quando os anos 70 chegassem, você teria pensado que a indústria de aviação mais rica e maior do mundo não criaria aeronaves que não pudessem voar. Então, eles disseram: “segure minha cerveja” e criou o Rockwell XFV-12.
A Rockwell parecia tão chique quanto eles vêm com seu estilo de asa e frente pontiaguda, mas a aparência pode ser enganadora. Ele usou um sistema interessante chamado de “asa de aumento de pressão”, permitindo que o motor permitisse o vôo vertical. Infelizmente, só conseguia levantar três quartos do chão e nunca voou.
Perigo no ar
O Tupolev Tu-144 era um dos dois aviões supersônicos, sendo o outro o Concorde. Ambos surgiram no final dos anos 70 e o Concorde tornou-se um ícone, enquanto o Tupolev era em geral perigoso. Não é bom quando o primeiro protótipo de passageiro cai no Paris Air Show.
Esse acidente aconteceu graças a 22 dos 24 sistemas centrais que falharam no meio do vôo. Os engenheiros também descobriram que duas fuselagens usadas estavam perto de uma falha completa. A aeronave só fez o vôo 55 vezes antes de ser fechada para sempre.
Uma tentativa francesa horrível
Algumas idéias parecem fantásticas no papel, mas tornam-se horríveis na realidade. Foi o que aconteceu com a Dassault Balzac V, uma tentativa francesa de criar um caça que pudesse pousar e decolar verticalmente. Eles tiveram a idéia da versão modificada do sucesso do caça Mirage III.
Durante os testes da Dassault, dois pilotos morreram, mas isso não os impediu de criar um protótipo que também caiu. Felizmente, o piloto ejetou-se com sucesso.
O primeiro avião comercial movido a jato
Há muitas coisas boas que se pode dizer sobre o De Havilland Comet, mas o mau certamente supera o bom. O cometa pode ter tido uma ótima corrida, mas havia coisas que você não pode deixar passar, como se ele ultrapassasse as pistas e as descompressões do ar.
O Cometa logo se tornou o modelo de como não criar uma aeronave. Eles redesenharam e atualizaram várias vezes enquanto estavam em serviço, mas isso não impediu que os acidentes fatais interferissem em sua reputação.
“O Hoverbike do Diabo”
Na década de 1950, o Exército dos EUA pensava que ter seu soldado de infantaria pairando em batalha era a coisa certa a fazer. Não com jetpacks, mas em um helicóptero de uma pessoa. Uma das coisas assustadoras sobre esta aeronave é que as pás do rotor são apenas quatro centímetros abaixo dos pés!
Os pilotos tinham que se equilibrar em uma pequena plataforma com lâminas mortais esperando que eles deslizassem. Eles finalmente perceberam que essa idéia apenas tornava as pessoas mais alvos do que oferecer ajuda no campo de batalha.
Os piores aviões já construídos
Nós não estamos puxando nenhum soco com este aqui. A “bala de Natal” é provavelmente a pior aeronave já construída. Não ajuda que um psicopata tenha planejado ou que seu parceiro tenha ajudado a preveni-lo. O Dr. William Whitney Christmas é o criador deste projeto.
Vincent J. Bernelli, que foi arrastado para ajudar no projeto, fez questão de enfatizar que ele só tinha uma mão na fuselagem do avião. O avião teve a capacidade de ganhar altura suficiente para garantir a morte do piloto. Christmas pediu ao piloto Cuthbert Mills para testá-lo, então Mills convidou sua mãe para assistir. Quando tirou as asas dobradas e a bala caiu, matando Mills.
O Messerschmitt Me 163 Komet poderia levar apenas três minutos de combustível
Esta aeronave de aparência intimidadora é o Messerschmitt Me 163 Komet. Era um interceptador movido a foguete projetado especificamente para abater aviões inimigos atacando a Alemanha. Embora fosse rápido, e pudesse atingir velocidades de 160 km / h mais rápido do que qualquer avião da frota aliada, ele só poderia carregar combustível suficiente para durar três minutos!
Isso significava que a aeronave precisava deslizar para a Terra após cada breve missão. Vazamentos de combustível incorridos durante esses aterrissagens difíceis freqüentemente causavam incêndios e explosões. Muitos pilotos foram mortos durante os testes e treinamento do Komet.
Esses São Os Piores Aviões E Helicópteros Já Feitos
O Noviplano italiano era simplesmente feio
O projetista de avião italiano Caproni construiu o Ca 60 Noviplano durante a década de 1920. Foi projetado para transportar 100 passageiros através do Oceano Atlântico. Infelizmente, o avião voou apenas duas vezes e nem sequer saiu do país. Em seu segundo vôo, decolou do Lago Maggiori, na Itália, e fez apenas 60 pés no ar antes de desabar na água.
O avião tinha três conjuntos de três asas, nove no total e oito motores. Com um design de corpo tão pesado, esse avião estava fadado ao fracasso. Adicionando insulto à injúria, os destroços foram danificados pelo fogo quando foi rebocado de volta à costa.
O Blackburn ‘Roc’ foi uma falha total de design
Projetado para ser um avião de combate para defesa que poderia proteger outras aeronaves de inimigos, o Roc foi equipado com uma torre de quatro metralhadoras diretamente atrás do piloto. Isso tornou o avião incrivelmente pesado e, como resultado, muito lento para fazer o trabalho pretendido.
O Roc foi um desastre de design tão grande que a Marinha Real nem sequer o deixou voar de seus carregadores. Apenas derrubou uma aeronave durante toda a Segunda Guerra Mundial.
Botha de Blackburn foi considerado “sem valor”
O Blackburn realmente tinha algumas bombas de design nas décadas de 1930 e 40. O segundo da nossa lista é o Botha, um avião de bombardeio e reconhecimento de torpedos de dois motores. Teve três falhas de design gritante e acabou por ser considerado “inútil”.
Para começar, a vista do compartimento da tripulação era tão ruim que o avião não podia ser usado para reconhecimento. Também foi insuficiente. Um quarto membro da tripulação foi necessário, o que aumentou o peso. Isso significava que o avião era ineficaz em disparar torpedos. Finalmente, o Botha foi incrivelmente difícil de voar e houve muitos acidentes fatais como resultado. Ao todo, a aeronave foi um fracasso.
Acredite ou não, o Embraer EMB-120 Brasília ainda está em serviço
Você pode não adivinhar isso com base em sua aparência estranha, mas o Embraer EMB-120 Brasilia ainda está em serviço como um avião de passageiros. Um dos dois aviões turbo-propulsores se separou em 1991, matando todos os 14 a bordo. Esse é apenas um incidente em uma longa lista de problemas com o Embraer EMB-120.
Embora tenha sido chamado de um dos piores aviões de passageiros da história, as companhias aéreas Ameriflight de Dallas ainda usam 10 delas como cargueiros.