Deputado federal Davi Soares (DEM-SP)

Poucas pessoas conheciam o deputado Davi Soares, que “milagrosamente” conseguiu enxertar no projeto que reavalia a dívida bilionária de igrejas e templos religiosos com a Receita Federal, o perdão total do calote. Trata-se, sem dúvida, de uma imoralidade porque igreja não foi criada para dar lucro e o que a Receita Federal quer – na verdade, queria -, era tributar exatamente o lucro desses templos religiosos que se transformaram em verdadeiros supermercados da fé.

Alguns desses templos são hoje verdadeiros shopping centers.

Pois bem, o Davi Soares é filho do Romildo Ribeiro Soares. Sabe quem é o Romildo Ribeiro Soares? É um dos bilionários que, segundo a revista Forbes, está na lista dos brasileiros mais ricos do mundo.

E o que esse Romildo Ribeiro Soares fez e faz da vida, para se tornar esse brasileiro tão rico ao ponto de figurar na lista da Forbes? Qual a sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país e para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto ) brasileiro?

Nenhuma.

Como assim, nenhuma?

Na verdade, o Romildo Ribeiro Soares é o famigerado RR Soares, dono da Igreja Internacional do Reino de Deus, que, embora o dia dos pais já tenha passado, acaba de ganhar de presente do filho, o deputado Davi Soares, o perdão da dívida sobre o lucro – isso mesmo, sobre o lucro -, das igrejas e templos, e que o presidente Jair Bolsonaro vetou, mas recomendou à Câmara que derrubasse o seu veto.

Entenderam a jogada?

Vamos recapitular: no Brasil, igreja seja católica ou evangélica não paga Imposto de Renda; nem mesmo sobre os salários de padres e pastores pagam Imposto de Renda, pois estão todos isentos. Mas, você sabia que igreja dá lucro? Pois dá sim e um lucro milionário, dependendo da capacidade de  iludir os incautos fiéis, quanto mais incautos, mais eles contribuem.

Essas contribuições “por fora”, ou seja, fora da remuneração oficial não tributável, se enquadram na chamada Contribuição Social sobre Lucro Líquido ( CSLL ), que o filho do RR Soares conseguiu enxertar no perdão absurdo e imoral, porquanto o calote dado pelas igrejas soma mais de 1 bilhão de reais.

Sendo assim, o grande negócio no Brasil é fundar igreja. Quanto mais filial você puder fundar, mais rico você vai ficar, principalmente agora, com esse presente da isenção fiscal sobre lucros. E você sabia que, dos 23 partidos existentes, apenas o Psol votou contra a essa imoralidade?

Até o PT e o PC do B se juntaram à bancada evangélica que apoia o Bolsonaro e votaram com o projeto do filho do Romildo Ribeiro Soares.

Continuo acreditando que, um dia, essa vergonha vai virar uma nação. Mas, que tá dificil, isso tá…