Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (14), o governador Renan Filho anunciou que o governo do Amazonas pediu ajuda a todos os estados do Brasil, inclusive Alagoas, para que fossem transferidos os pacientes graves de Covid-19 e que precisam de vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Por meio de sua assessoria de Comunicação, Renan Filho informou ao CadaMinuto que ainda está analisando se o Estado poderá atender o pleito do governo do Amazonas, cedendo leitos para os pacientes de lá.

A entrevista aconteceu durante a inauguração de 25 novos leitos de UTI e 24 novos leitos clínicos exclusivos para a Covid-19, no Hospital da Mulher, em Maceió. Renan Filho comentou que os números de infectados e de óbitos estão subindo em Alagoas, e pediu que a população continue a colaborar com as medidas de segurança. “O ideal não é ampliar leitos, mas controlar a pandemia”, afirmou.

Renan Filho disse que, por enquanto, não há previsão de novos decretos, mas voltou a reforçar que o governo irá avaliar de perto a situação do estado, para tomar as medidas necessárias.

Ele também falou que a vacinação está próxima, mas não será “vara de condão”, que irá resolver a pandemia da noite para o dia, por isso a importância de manter as medidas sanitárias.

O governador ainda defendeu a vacinação: “A pessoa que toma fica imunizada e é preciso ser dito que a vacina que foi testada no Brasil, ninguém que tomou morreu”.

Amazonas

A situação da segunda onda da pandemia é considerada gravíssima principalmente no estado de Amazonas. Com o crescimento dos casos, as redes de UTI estão praticamente todas ocupadas. Ontem (13), a capital do estado, Manaus, registrou 198 sepultamentos em decorrência da Covid-19. A

Até esta quinta-feira, o Amazonas tinha 219.544 casos e 5.879 e mortes pelo novo coronavírus.

Além da superlotação, o estado enfrenta também o desabastecimento de oxigênio nos hospitais, devido a alta demanda. Segundo o governo do Estado, pacientes que estão precisando de oxigênio devem ser transferidos para outros estados.

*Estagiária sob supervisão da editoria