Joe Biden diz que irá alertar Putin sobre ‘linhas vermelhas’

Durante o discurso, o democrata ainda ressaltou que o presidente russo é "brilhante, resistente e um adversário digno". Biden também lembrou que todos os líderes mundiais o agradeceram pela cúpula.

Joe Biden e Vladimir Putin vão se reunir na próxima quarta-feira (16)

Joe Biden e Vladimir Putin vão se reunir na próxima quarta-feira (16)
Foto: Ansa / Ansa – Brasil

Encontro entre líderes acontecerá na próxima quarta-feira (16)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antecipou nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, que irá falar ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a cúpula entre os dois no próximo dia 16 de junho, quais são as “linhas vermelhas” que não podem ser cruzadas.

“É nosso interesse comum e do interesse do mundo que cooperemos. E veremos se podemos fazê-lo. E nas áreas em que não estivermos de acordo, deixar claro para ele quais são as linhas vermelhas”, afirmou Biden em entrevista coletiva.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações

Durante o discurso, o democrata ainda ressaltou que o presidente russo é “brilhante, resistente e um adversário digno”. Biden também lembrou que todos os líderes mundiais o agradeceram pela cúpula.

Além disso, o líder americano comentou a situação de Alexei Navalny, opositor a Putin que está preso na Rússia, e avaliou que sua eventual morte seria uma “tragédia”, além de prejudicar as relações de Moscou com os EUA e o restante do mundo.

“A morte de Navalny seria outra indicação de que a Rússia tem pouca ou nenhuma intenção de respeitar os direitos humanos fundamentais básicos, seria uma tragédia, não faria nada além de prejudicar as relações com o resto do mundo, e comigo”, afirmou.

Biden ainda enfatizou que apoia a soberania da Ucrânia e disse que defenderá sua “integridade territorial”. Por fim, condenou as “ações agressivas” da Rússia, que, em 2014, anexou ao seu território a península da Crimeia, e alertou que o governo ucraniano precisa erradicar a corrupção.

“Faremos o possível para que a Ucrânia consiga resistir à agressão”, acrescentou. “Os Estados Unidos não procuram um conflito com a Rússia, mas responderão se Moscou continuar suas atividades hostis”.

Turquia –

Antes da coletiva de imprensa, Biden se encontrou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e classificou a reunião como positiva e produtiva.

Segundo o democrata, os EUA e a Turquia têm grandes agendas e ele está confiante de que o progresso vai ser feito em breve nas relações com Ancara.

“Estou confiante de que faremos progressos reais”, disse Biden, ressaltando que ambos os líderes vão trabalhar para aumentar a cooperação no futuro, na esperança de que o mecanismo de diálogo comum seja restaurado”.

Veja também: