Praga é eleita a cidade mais bonita do mundo

Um dos motivos é o ótimo custo-benefício que o país oferece aos turistas. A capital Praga é uma das mais baratas da Europa. Uma diária na cidade, por exemplo, custa em média € 70. A forte valorização do euro frete à moeda local –a coroa tcheca– é outro atrativo para o bolso. Um euro vale em média 26 coroas.

Catraca Livre

view of spires of the old town from charles bridge© ourtyardpix/iStock view of spires of the old town from charles bridge

Praga desbancou destinos famoso como Roma (Itália), Paris (França) e Nova York (EUA), ao receber 83% dos votos dos 27 mil leitores ouvidos na pesquisa Time Out Index.

 TNM/Redação

E não se levou em conta somente a beleza da arquitetura de Praga, com locais únicos como a Ponte Carlos ou o Relógio Astronômico.

#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?

Segundo a Time Out, quem votou considerou também outros aspectos como as vistas deslumbrantes do Parque Letná, os passeios tranquilos ao longo do rio Moldava e a beleza de lugares inesperados como o recém-descoberto Speculum Alchemiae –um laboratório alquímico do século 16 totalmente intacto, uma verdadeira ode à magia em pleno coração da capital tcheca.

Por fim, como não poderia deixar de ser, a boa vida da capital da República Tcheca também contou na votação. E nesse quesito, Praga marcou pontos com as inúmeras oportunidades que oferece para relaxar, tomar um café e absorver a adorável atmosfera que faz parte da própria natureza da cidade.

A cidade americana de Chicago ficou com a segunda posição na lista das cidades mais bonita do mundo. Paris (França), Amsterdã (Holanda) e Viena (Áustria) completam o Top 5.

Veja também: República Tcheca respira história, cultura e cerveja

República Tcheca respira história, cultura e cerveja

O país, que nasceu da divisão da antiga Tchecoslováquia, em 1993, guarda tesouros arquitetônicos ainda bem preservados

TNM/Por: Márcio Diniz

Alguns destinos encantam por suas praias paradisíacas de águas cristalinas e areias brancas. Outros por suas construções seculares. Há também aqueles que fascinam por suas riquezas históricas e culturais. A República Tcheca se enquadra neste último.

O país, que nasceu da divisão da antiga Tchecoslováquia, em 1993, guarda tesouros arquitetônicos ainda bem preservados. Tanto na capital Praga, como nas cidades do interior do país, é possível encontrar construções em estilo romano, barroco, renascentista, gótico, soviético e até cubista.

Crédito: IStockVista panorâmica da cidade de Praga, uma das capitais mais bonitas da Europa, com a ponte Carlos ao fundo

A República Tcheca também mantém viva a lembrança de seus cidadãos notáveis como o escritor Franz Kafka (1883-1924) e o compositor Antonín Dvořák (1841-1884).

Mas talvez seja a cerveja um dos bens imateriais mais admirados pelos tchecos. Não é a toa que eles são os maiores consumidores da bebida no mundo. Sim, os tchecos bebem mais cervejas que os alemães.

Vista da cidade de Praga a partir do mirante do mosteiro de Straho

Aliás, o país é a terra natal das cervejas tipo pilsen e budweis, que também são nomes de cidades –Plzen (Plzeň, em tcheco) e Budweis. A paixão pela bebida é tanta que existem spas onde a cerveja é a estrela.

Turismo em números

Nos últimos anos, a República Tcheca vem se tornando num dos principais destinos turísticos da Europa. Só no ano passado, o país recebeu mais de 8 milhões de turistas estrangeiros, crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Desse total, cerca de 70 mil eram brasileiros, o que faz do Brasil o maior emissor de turistas da América Latina.

Turistas no bairro judeu, um dos locais mais visitados de Praga

Um dos motivos é o ótimo custo-benefício que o país oferece aos turistas. A capital Praga é uma das mais baratas da Europa. Uma diária na cidade, por exemplo, custa em média € 70. A forte valorização do euro frete à moeda local –a coroa tcheca– é outro atrativo para o bolso. Um euro vale em média 26 coroas.

Turista toca em imagem de São João Nepomuceno na ponte Carlos; reza a lenda que o gesto traz sorte

Outro fator é a segurança. A República Tcheca é um dos dez países mais seguros do mundo, segundo o ranking Global Peace Index, que analisa, desde 2007, o grau de segurança e paz de diferentes países. Na última edição, o país saltou da 10ª posição para a 6ª.

Confira abaixo (é só clicar nas abas) algumas atrações imperdíveis para conhecer nas cidades de Praga, Karlovy Vary, Plzeň (Pilsen) e Český Krumlov.

Veja também: