Coreia do Norte volta a realizar teste com míssil balístico intercontinental

Além do conflito entre Ucrânia e Rússia, a retomada dos testes é mais uma preocupação para o presidente dos EUA, Joe Biden.

RedeTV!

Foto: AP

© Fornecido por RedeTV! Foto: AP

País não realizava um teste de ICBM desde 2017

TNM/RedeTV!Após um período de inatividade, a Coreia do Norte retomou os testes de mísseis. Nesta quinta-feira (24), o país comunista lançou o que se acredita ser o maior míssil balístico intercontinental (ICBM), segundo militares sul-coreanos e japoneses. As informações são da agência de notícias internacionais Reuters.

O lançamento de hoje representa um passo importante no desenvolvimento de armas da Coreia do Norte. O míssil em questão é capaz de lançar ogivas nucleares em qualquer lugar dos Estados Unidos, por exemplo.

Além do conflito entre Ucrânia e Rússia, a retomada dos testes é mais uma preocupação para o presidente dos EUA, Joe Biden.

Coreia do Norte testa sistema de lançamento múltiplo de foguetes - Jornal O Globo

“Este lançamento é uma violação descarada de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU, aumenta desnecessariamente as tensões e corre o risco de desestabilizar a situação de segurança na região”, disse a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado.

Desde 2017 a Coreia do Norte não realizava um teste de míssil intercontinental. Pyongyang defende que as armas são necessárias para autodefesa e diz que a diplomacia dos EUA não serão sinceras enquanto mantém “políticas hostis”, como sanções e exercícios militares contra o país.

Veja também: