Para encontrar planetas fora do Sistema Solar, com características semelhantes à Terra, a China fará uma missão com o intuito de atingir esse objetivo, em outras partes da Via Láctea . Para isso, a Academia Chinesa de Ciências será responsável pelo financiamento da missão Terra 2.0, após os projetos realizados serem conferidos por especialistas.Segundo os cientistas, existe a possibilidade de um novo planeta ter as condições adequadas para a existência de água e até mesmo vida.

O telescópio de microlente gravitacional da missão Terra 2.0 se concentrará no centro da Via Láctea (Imagem: Reprodução/Mihail Minkov)

Visando encontrar a Terra 2.0, serão utilizados vários telescópios pequenos juntos para obter uma visão mais ampla, conseguindo até observar estrelas mais distantes e escuras.

“Nosso satélite pode essencialmente realizar um censo que identifica exoplanetas de diferentes tamanhos, massas e idades. A missão fornecerá uma boa coleção de amostras de exoplanetas para pesquisas futuras”, disse o astrônomo do projeto,  Jian Ge.