O ministro da Economia, Paulo Guedes, se irritou com um sindicalista nesta 5ª feira (12.mai.2022) ao tratar sobre a privatização da Petrobras. Ele foi conversar com jornalistas quando foi cobrado pelo manifestante sobre o reajuste dos funcionários públicos. “Eu não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras”, disse Guedes.

TNM/Hamilton Ferrari

Ele estava ao lado do ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia), nomeado na 4ª feira (11.mai.2022) para a pasta. O novo ministro disse na noite de 4ª feira (11.mai) que o 1º ato seria a inclusão da Petrobras e da PPSA (Pré-Sal Petróleo) no programa de privatizações do governo.

Assista ao vídeo:

“Tal como dito ontem (11.mai), aqui está o meu 1º ato como ministro Minas e Energia: a solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras”, disse Sachsida. Ele entregou o documento a Guedes. “Espero que, no período mais rápido de tempo possível, nós tenhamos essa resolução pronta e levamos para o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinar esse decreto e começar esse processo aguardado pelo povo brasileiro. É a libertação do povo brasileiro contra os monopólios”, completou.

O manifestante da Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal) criticou: “Mais um golpe contra o povo brasileiro, ministro!”. Um grupo de sindicalista reúne-se há 1 mês em frente ao Ministério da Economia para cobrar o aumento salarial dos funcionários públicos. Guedes disse que Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, estava se reunindo com todos os sindicatos.

Ao tratar da privatização da Petrobras, Guedes disse que vai encaminhar imediatamente à Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos, do Ministério da Economia, para fazer uma resolução. “Isso deve ser feito hoje mesmo e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e depois então o caso da Petrobras. Eu queria que todos soubessem que nós sempre respeitamos, como numa democracia, nós respeitamos os vencedores de eleições”, disse o ministro.

Ele foi interrompido pelo manifestante: “Não vocês não respeitam o nosso povo”. Guedes gesticulou em direção ao manifestante e disse que não falaria de quem “roubou a Petrobras”.

“Eu não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras. Durante anos roubaram, foram condenados. Eu não quero falar isso. Eu quero simplesmente receber como um programa de governo que teve 60 milhões de votos, receber o pedido do novo ministro de Minas e Energia, e encaminhar o processo”, declarou.

O sindicalista ainda disse que o governo de Jair Bolsonaro destruiu o patrimônio do povo brasileiro. O ministro retrucou: “Nós vamos devolver ao povo brasileiro o que é deles”.