Anúncios da Embratur com mulheres de biquíni estimulavam o turismo sexual no Brasil, prática que segue até dias atuais
TNM Iran Giusti
A jornalista e influenciadora digital Patrícia Parenza resgatou em seu Instagram uma campanha publicitária feita pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na década de 1980, que trazia a foto de quatro mulheres de costas, de biquíni, convidando turistas para visitar a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Patrícia explica em sua postagem que as campanhas publicitárias que tinham como intuito “vender” o Brasil para estrangeiros começou nos anos 1970 e tinham um forte viés sexual. “Técnicos da própria Embratur apontavam o órgão como um dos responsáveis pela consolidação do Brasil como rota do turismo sexual”, relata a jornalista.
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Nas campanhas, mulheres de roupas de banho acompanhavam imagens de paisagens naturais e festas populares. Ao longos dos anos, a estatal mudou os rumos passando a priorizar a cultura e a hospitalidade brasileira, mas nada fez para coibir que empresas