Ministro Alexandre de Moraes. Um herói Nacional.!!!

Moraes ocupou diversos cargos públicos, como o de Secretário de Justiça do Estado de São Paulo e o de ministro da Justiça no governo de Michel Temer (MDB). Em 2017, foi indicado pelo então presidente Temer para ocupar uma cadeira no STF.

Estadão

Bolsonaristas ameaçam de morte Alexandre de Moraes e família

Alexandre de Moraes é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nascido em São Paulo, em 13 de dezembro de 1968, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Moraes ocupou diversos cargos públicos, como o de Secretário de Justiça do Estado de São Paulo e o de ministro da Justiça no governo de Michel Temer (MDB). Em 2017, foi indicado pelo então presidente Temer para ocupar uma cadeira no STF.

Alexandre de Moraes é alvo de outros seis pedidos de impeachment no Senado

Entre os autores dos pedidos contra o ministro, estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que está preso

Leandro Resendeda CNN

no Rio de Janeiro

Alvo de um pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro no Senado nesta sexta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é alvo de outros seis pedidos de afastamento protocolados em 2021.

Todos estão parados na advocacia do Senado desde que foram protocolados. Alguns versam sobre o inquérito das fake news, relatado por Moraes, outros sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

O parlamentar foi preso em fevereiro após fazer apologia ao AI-5, mais duro instrumento de repressão da ditadura militar, e por defender agressões e destituição de ministros do Supremo. Ele foi posto em prisão domiciliar, mas voltou a ser preso em junho após violar as regras de uso de sua tornozeleira eletrônica.

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) assina dois pedidos: um, de fevereiro de 2021, questiona o inquérito das fake news e pede o afastamento de Moraes por ele ter determinado a prisão de Silveira. No outro, Kajuru assina o pedido com os colegas senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Lasier Martins (Podemos-RS,  Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Roberto Jefferson, preso na última sexta-feira por decisão de Moraes acusado de incitar a violência e integrar uma suposta milícia digital, também é autor de um dos pedidos de impeachment contra Moraes. Na inicial, protocolada em fevereiro, o presidente nacional do PTB acusa Moraes de agir de forma “político-partidária” na condução do inquérito das Fake News – que tem o ex-deputado federal como alvo.

Os outros pedidos de afastamento de Moraes foram protocolados por cidadãos, incluindo um militar da Marinha. Ao todo o STF tem pelo menos 11 pedidos de impeachment contra ministros do STF. Além dos 7 contra Moraes (6 antigos e mais um, apresentado nesta sexta-feira por Bolsonaro), são alvos de pedidos de afastamento os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Carmen Lúcia. Há, ainda, um pedido que pede o afastamento de todos os ministros da Suprema Corte.

CNN procurou o STF e aguarda retorno.

O ministro do STF Alexandre de Moraes
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes
Foto: Adriano Machado/Reuters (4.abr.2018).

 

Veja também: