Veja esquema de segurança para o Clássico das Multidões, com Delegacia Móvel e monitoramento facial

Segundo informações da Polícia Militar, há a previsão da manutenção da fiscalização com câmeras em todos os setores do estádio e nos arredores, além do monitoramento dos torcedores através de reconhecimento facial nas entradas do Rei Pelé.

POLÍCIA

Selaj/Divulgação
TNM/Por Gabriel Amorim* 

O primeiro Clássico das Multidões do ano será realizado no domingo (27), às 16h (horário de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió, e ações de segurança para conter novos casos de violência dentro e nos arredores do estádio foram divulgadas.

ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO

Conforme noticiado pelo TNH1, CRB e CSA assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para combater a violência entre os torcedores. O documento foi assinado junto da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Federação Alagoana de Futebol (FAF), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e o Ministério Público Estadual (MPAL).

No documento também consta a setorização das arquibancadas para o clássico e a organização de acesso e saída. Até o momento, no entanto, não foram divulgados os pontos de circulação.

E AS ORGANIZADAS?

A Polícia Militar divulgou ainda que, para ter acesso ao Rei Pelé, as torcidas organizadas deverão cumprir uma série de recomendações, como manter o cadastro de seus membros atualizado conforme modelo passado pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da PM.

Faixas, materiais e instrumentos musicais estão liberados, mas somente após notificação prévia à Polícia Militar. O acesso para quem entrar com esses objetos está limitado à rampa nº 2 do estádio, devendo ser realizado até uma hora antes do início da partida. No entanto, materiais das torcidas que possuam alguma restrição judicial não serão liberados.

Na reunião com a cúpula da Segurança Pública de Alagoas, também ficou acordado que CRB e CSA devem confeccionar uma autorização que regulamente a utilização de suas marcas pelas organizadas, conforme estabelecido pela Lei Geral do Esporte. Estão proibidas associações a símbolos, expressões, personagens ou quaisquer outros ícones e textos que incitam a violência.

A 37ª Promotoria de Justiça do Torcedor da Capital publicará o TAC no Diário Oficial do Ministério Público.

DELEGACIA MÓVEL NO REI PELÉ

A Polícia Civil (PC) de Alagoas informou que a equipe do 6º Distrito Policial estará no estádio e atuará exclusivamente para atender ocorrências do clássico. De acordo com o delegado Lucimério Campos, a Delegacia Móvel funcionará dentro do Rei Pelé, reforçando a segurança durante a partida.

“A Delegacia móvel está equipada para registrar qualquer tipo de ocorrência que aconteça dentro do estádio. O objetivo é priorizar a segurança do público presente no evento”, disse o delegado Lucimério Campos, que também representou a Secretaria da Segurança Pública (SSP), durante a reunião realizada nessa quarta-feira (24), onde foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“O objetivo do TAC é evitar também que grupos criminosos realizem atos de vandalismo, que possam culminar em crimes maiores ou outros distúrbios e garantir que as famílias e demais torcedores possam ir prestigiar seus times durante os jogos no estádio Rei Pelé”, concluiu o delegado.

*Estagiário sob supervisão

Veja também: