GOVERNO VÊ REDUÇÃO DO Nº DE CASOS EM MACEIÓ E REFORÇA FISCALIZAÇÃO NO AGRESTE

A medida agora é válida até o dia 22 de junho. Diante de um cenário de queda no número de casos de Covid-19 na capital, o governo anunciou que, a partir de agora, haverá uma intensificação das fiscalizações em Arapiraca e em outras cidades do Agreste alagoano.

Mesmo com o comércio fechado, o alagoano insiste em bater pernas no Centro da cidade
Retomada das atividades econômicas será feita gradualmente após esse prazo, caso número de infectados pela Covid-19 tenha queda

TNM/Por Jamylle Bezerra e Pâmela de Oliveira – Gazeta de Alagoas

Mesmo com o comércio fechado, o alagoano insiste em bater pernas no Centro da cidade | Ailton Cruz
O governo do Estado e a Prefeitura de Maceió comunicaram, por meio de uma live realizada nessa quarta-feira (10), a prorrogação do atual decreto que determina o isolamento social e mantém fechada a maioria dos estabelecimentos comerciais em Alagoas.

A medida agora é válida até o dia 22 de junho. Diante de um cenário de queda no número de casos de Covid-19 na capital, o governo anunciou que, a partir de agora, haverá uma intensificação das fiscalizações em Arapiraca e em outras cidades do Agreste alagoano, onde tem crescido a procura por leitos para tratamento da doença.

Ao mesmo tempo em que informou sobre a manutenção do decreto, o governo de Alagoas também comunicou que está sendo organizado um novo protocolo sanitário para reabertura da economia, segmentado em cinco fases.

A primeira delas é a vermelha, caracterizada pela atual, dando prosseguimento à etapa laranja, quando tem início o processo de reabertura econômica, que ocorrerá no próximo dia 22. “O que muda nesse decreto é que a região de Arapiraca vai ser o novo foco de fiscalização, por se registrar que, na capital, a demanda hospitalar tem diminuído”, informou o governador Renan Filho (MDB). Também fica determinado que as aulas nas escolas e os trabalhos presenciais no serviço público continuam suspensos até, pelo menos, o dia 30 de junho.

De acordo com o governador, o que se observa em Alagoas, atualmente, é um quadro de estabilidade em relação à doença, com o número de casos confirmados apresentando uma queda. “O número de mortes, a procura por leitos de hospitais e os sepultamentos.

Estão todos em queda”, diz o governador. Nos próximos dias, será avaliada a possibilidade de retorno dos treinos dos clubes de futebol que disputam competição nacional. O protocolo de reabertura, com a retomada das atividades, não está fechado e continua sendo debatido, devendo ser apresentado no próximo dia 15 de junho. “Estamos ouvindo o setor produtivo da capital, bares, restaurantes, hotéis,

Associação Comercial e tomando medidas baseadas em dados e números, temos hoje uma demanda que vem diminuindo. Nos quatro centros de triagem das síndromes gripais, a procura vem caindo, e isso é uma tendência e por isso decidimos manter o isolamento até o dia 22 para ter certeza que os casos estão diminuindo, para que a reabertura possa ser feita posteriormente de forma segura”, pontuou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

De acordo com ele, o transporte público tem sido um grande desafio da gestão pública nesses tempos de isolamento social, pois há uma aglomeração natural nos terminais e nos ônibus. Com o retorno das atividades, as empresas deverão aumentar a frota para que possa diminuir o tempo de espera nos pontos. Por fim, foi feito um apelo para que a população cumpra o isolamento social, ficando em casa, para que os índices continuem diminuindo e, assim, garanta o funcionamento da rede de saúde pública.

Mais matérias desta edição

RUA SANTA FERNANDA, NA JATIÚCA, PASSARÁ A SER MÃO ÚNICA

ENTIDADES MONTAM BARREIRAS SANITÁRIAS EM ALDEIAS DE ALAGOAS

CELEBRAÇÕES DE CORPUS CHRISTI SERÃO A PORTAS FECHADAS ESTE ANO

HOMEM É PRESO AO FURTAR CESTAS BÁSICAS

SOLTURA DE HOMEM ACUSADO DE INJÚRIA RACIAL GERA REAÇÕES

ISOLAMENTO NA PANDEMIA NÃO DIMINUI ASSASSINATOS

Veja também: