Sistema Solar se formou em tempo equivalente a ‘gravidez de 12 horas’; entenda

Na curta perspectiva humana, 200 mil anos soam como uma eternidade, mas diante da idade do Sistema Solar e de seus planetas – formados há 4,5 bilhões de anos – tal período de tempo é um mero estalo: ou melhor, como se fosse algumas horas
TNM/Kauê Vieira

 

Pois um novo estudo concluiu que esse foi o tempo que o Sistema Solar levou para se formar, 4,5 bilhões de anos atrás – e se esses 200 mil anos fossem escalados na proporção da duração de uma vida humana, é como fosse uma gestação de 12 horas de duração.

© fotos: Getty ImagesRealizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), dos Estados Unidos, a partir da observação de isótopos do elemento molibdênio descobertos em meteoritos – e publicado na revista Science recentemente – este é o primeiro estudo a calcular o tempo que nosso Sistema Solar levou para se formar. “Este foi um processo rápido”, afirmou Greg Brennecka, cosmoquímico e principal autor do artigo, em nota. “Este trabalho mostra que esse colapso, que levou à formação do sistema solar, aconteceu muito rapidamente, em menos de 200 mil anos. Se escalarmos tudo isso para uma vida humana, a formação do sistema solar seria comparada a uma gravidez de cerca de 12 horas em vez de nove meses”, explicou.

© fotos: Getty Images

A Via Láctea, galáxia onde fica nosso Sistema Solar

O estudo se fez a partir de amostras de cálcio e alumínio (CAIs) encontradas em meteoritos, capazes de fornecer uma espécie de registro da formação do nosso sistema. Essas amostras de CAIs mostraram a formação há 4,567 bilhões de anos em duração estimada em período entre 40 mil a 200 mil anos em ambiente de alta temperatura – estima-se que próximo ao sol. “Os mais antigos sólidos registrados no Sistema Solar são inclusões ricas em cálcio e alumínio, e essas amostras revelam um registro direto da formação”, diz Brennecka. “Anteriormente, a duração da formação não era realmente sabida sobre nosso Sistema Solar”.

© fotos: Getty Images

Veja também: