Com feriadão, governo antecipa novo decreto

O o feriado de Páscoa motivou alteração no cronograma dos decretos, cuja validade venceria na sexta-feira, dia 02

Em suas redes sociais na noite desta segunda-feira, 29, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que nesta terça, 30 de março, divulga o novo decreto de distanciamento social, em live a partir das 17 horas (acompanhe ao vivo pelo TNH1). Como havia adiantado o jornalista Ricardo Mota, em seu blog no TNH1, o feriado de Páscoa motivou alteração no cronograma dos decretos, cuja validade venceria na sexta-feira, dia 02.

TNM/Por Gilson Monteiro

Como sempre, as novas medidas só serão conhecidas a partir da coletiva, mas pelo o que deu a entender o governador em entrevista nessa segunda, o novo decreto não deve ter grandes recuos. A tendência é que sejam mantidos os atuais níveis de isolamento em todo o estado, podendo haver, por conta do feriadão, um endurecimento nas restrições de funcionamento do comércio e na movimentação da população, que já teve circulação restringida pelo “toque de recolher”.

“Ainda não é prudente e nem razoável voltar à fase laranja. Somos um dos poucos estados do Brasil a não colapsar. Feriado tem sido avaliado de duas maneiras. Por um lado ele tende a ter aglomeração de pessoas, mas em outros lugares eles tendem a diminuir, com a redução de transportes”, disse, reticente, o governador à imprensa, ao anunciar que se reuniria com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, técnicos e empresários do setor produtivo para decidir os próximos passos, que serão anunciados nesta terça.

UFAL: Cenário extremamente crítico

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Segundo análise do Observatório Alagoano de Políticas de Enfrentamento à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em reportagem do TNH1 desta segunda-feira, os óbitos por Covid aumentam 13% em Alagoas, e ‘o cenário é extremamente crítico’. A manutenção dos atuais níveis de isolamento social – se confirmada – deve-se principalmente aos números da Covid-19 que não arrefecem no estado.  Nos últimos dois boletins da Sesau, constam 22 mortes por Covid por dia, com queda apenas no número de novos casos, mas considerando-se aí uma baixa sempre comum nos finais de semana.

“Apesar de ter sido constatada uma diminuição do ritmo de ocupação, os leitos de UTI ainda registram taxa de ocupação próxima de 90%, sendo dramática a situação da 2ª macrorregião de saúde do estado, já que Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios têm ocupação máxima, enquanto Arapiraca só possuía ontem à noite dois leitos de UTI disponíveis, que figura uma ocupação de 97%”, explicou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue. (Leia matéria completa)

O aumento de casos da doença entre os mais jovens e o índice de ocupação de leitos de UTI também prejudicam a matemática do governo na hora de tomar decisões. Segundo a Sesau, Maceió tem 84% das UTIs ocupadas por pacientes infectatos, e no interior esse índice chega a 87%.

Veja também: