Nenhum diplomata italiano pode falar com Talibã, diz ministro

O ministro participou nesta terça de uma audiência nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa da Câmara e do Senado e também defendeu que o Ocidente evite "deixar um vácuo que possa ser ocupado por outros protagonistas geopolíticos, alimentando uma propaganda que busca minar nossas democracias".

Luigi Di Maio em audiência no Parlamento da Itália

Luigi Di Maio em audiência no Parlamento da Itália

Foto: ANSA / Ansa – Brasil

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, afirmou nesta terça-feira (24) que nenhum diplomata do país está autorizado a negociar com o grupo fundamentalista islâmico Talibã.

Notícias relacionadas

A declaração chega pouco depois de o líder do seu próprio partido, o ex-premiê Giuseppe Conte (Movimento 5 Estrelas), ter afirmado que a Itália deveria tentar “forçar os talibãs ao diálogo”.

“Nenhum diplomata italiano tem mandato para negociar com os talibãs. Não temos intenção de começar iniciativas unilaterais”, sentenciou Di Maio, indicando que um eventual diálogo ocorreria no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O ministro participou nesta terça de uma audiência nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa da Câmara e do Senado e também defendeu que o Ocidente evite “deixar um vácuo que possa ser ocupado por outros protagonistas geopolíticos, alimentando uma propaganda que busca minar nossas democracias”.

“Não podemos nos eximir de fazer uma reflexão aprofundada sobre as lições a aprender. Uma reflexão que deve partir do reconhecimento objetivo de nossas responsabilidades, mas também da consciência de que não estivemos no Afeganistão em vão”, disse.

Ansa - Brasil

Veja também: