Exército não comenta “política interna”, diz comandante sobre 7 de setembro

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi questionado sobre as manifestações de 7 de setembro, marcadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em várias cidades do país.

Perguntado se a Força monitora possível tentativa de ruptura democrática ou se teme algum tipo de convulsão social, declarou que não comentaria sobre “a política interna” do país.

“Eu não comento a respeito da política interna neste presente momento”, disse.

Falou a jornalistas em uma comunidade rural em Castanho (AM), onde assistiu à última etapa da Operação Amazônia — sobre o maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar.

Poder360 acompanha desde 2ª feira (30.ago), in loco, os trabalhos do CMA (Comando Militar da Amazônia). Leia mais sobre a operação e veja fotos captadas pelo repórter fotográfico Sérgio Lima no fim do post.

Concurso do Exército 2021 tem inscrições abertas para 1,1 mil vagas de  emprego

Com um efetivo de 3.800 militares espalhados por diferentes localidades do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e do Acre, a Operação Amazônia busca simular um contexto de conflitos armados e guerra híbrida com outras nações.

A tropa simula nos últimos 5 meses o ataque de 2 países “progressistas” que se uniram para invadir a Amazônia.

“Não podemos passar 1 minuto sequer sem defender o nosso querido Brasil. A Amazônia brasileira mais do que nunca, pela característica dela, pelas riquezas”, afirmou o general.

“A gente pode passar uma vida sem entrar em combate — e é o que queremos: a paz —, mas não podemos descuidar dessa segurança”, afirmou o general.

General Paulo Sérgio — que tomou posse em 20 de abril e sucedeu Edson Leal Pujol — restringiu-se a essa declaração sobre o assunto e não comentou sobre as mais recentes falas do presidente Jair Bolsonaro, comandante das Forças Armadas, acerca da manifestação.

O chefe do Executivo afirmou na última 3ª feira (31.ago) que o Dia da Independência, em que há manifestações pró-governo marcadas, será “um momento ímpar para o futuro do Brasil”. Será o momento, disse, de se tornar “independente para valer”.

“Creio que chegou a hora de nós, no dia 7, nos tornarmos independentes para valer. E dizer que não aceitamos que uma ou outra pessoa em Brasília queira impor a sua vontade. A vontade que vale é a vontade de todos vocês. Vocês estarão mostrando no próximo dia 7 que quem manda no Brasil são vocês”, declarou em Uberlândia (MG), onde participou de uma motociata.

O Ministério da Defesa enviou em 2 de agosto um comunicado aos comandos das 3 Forças (Aeronáutica, Exército e Marinha) com a informação de que não haveria desfile de tropas e carros em 7 de setembro.

A pasta chefiada pelo general Walter Braga Netto afirmou na nota que não havia previsão de evento oficial em Brasília. A tradicional cerimônia da Esplanada dos Ministérios não deveria acontecer, disse a Defesa, em razão da pandemia de covid-19.

Em paralelo, Bolsonaro confirmou presença em 2 atos previstos para a data. Discursará na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, de manhã e na Avenida Paulista, em São Paulo, à tarde. O presidente espera reunir uma multidão de apoiadores.

OPERAÇÃO AMAZÔNIA

O maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar da Amazônia envolve a combinação de ações de resistência, ofensivas, defensivas e contra-forças irregulares.

O treinamento dura 5 meses. Nesta 3ª feira (31.ago), o Exército chegou à etapa final da edição de 2021.

Participaram do encerramento o comandante do Exército, general Paulo Sérgio, o comandante do CMA, general Manoel Teophilo Gaspar de Oliveira Neto, integrantes do Alto Comando e jornalistas que participam do ECAM (Estágio para Correspondentes de Assuntos Militares) do Exército.

São utilizados na Operação Amazônia — assim como em diversas outras ações conduzidas pelo Exército (Operação Covid, Operação Acolhida), múltiplos modais de transporte.

São empregadas aeronaves militares e civis, balsas, embarcações regionais e ferry-boats, além de veículos e viaturas especiais.

A última fase da simulação conta com veículos blindados, viaturas, helicópteros, embarcações e peças de artilharia. O general Paulo Sérgio acompanhou na manhã desta 3ª feira realização de tiro real do Sistema de Lançamento de Foguetes Astros.

Poder360 prepara material audiovisual sobre a Operação Amazônia. Será publicado no canal do YouTube do jornal digital.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio, participando da Operação Amazônia
© Fornecido por Poder 603

© Fornecido por Poder 603

© Fornecido por Poder360

© Fornecido por Poder360© Fornecido por Poder360

Veja também: