Provas dos concursos públicos para segurança pública serão reaplicadas em janeiro

Após o cancelamento dos concursos públicos para a área de Segurança Pública depois de indícios de fraude, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag) anunciou, nesta terça-feira, 03, a reaplicação das provas para o mês de janeiro.

Por meio das redes sociais, o secretário da pasta, Fabrício Marques Santos, informou que não serão abertas novas inscrições. Haverá apenas a reaplicação das provas para os candidatos já inscritos.

“As provas acontecerão apenas em Alagoas, nos locais inicialmente escolhidos pelos candidatos. Os exames serão apenas reaplicados, não reabriremos as inscrições. Estamos trabalhando intensamente para que todos esses detalhes sejam consolidados nas próximas semanas e divulgados o mais brevemente possível”, afirmou o secretário.

As provas do Corpo de Bombeiros devem ser aplicadas no dia 22 de janeiro de 2022, as da Polícia Militar (PM/AL), no dia 23 de janeiro e as da Polícia Civil de Alagoas, no dia 30/01.

Os certames foram cancelados na última sexta-feira (29) após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas. A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura dos concursos voltados para o fortalecimento da Segurança Pública do Estado.

“As investigações iniciais já demonstraram a impossibilidade da identificação plena dos beneficiários dessa fraude. A partir de agora, estamos focados para garantir o retorno dessas etapas canceladas da forma mais breve, transparente e segura para que a gente consiga concluir esses três concursos ainda nos primeiros meses de 2022”, pontuou o secretário.