Rui Palmeira e Rodrigo Cunha se tornam opções de composição eleitoral para Arthur Lira

O motivo? Rui Palmeira resolveu se aliar ao governador Renan Filho (MDB) para juntos lançarem o atual secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), para a Prefeitura de Maceió. 

Deputado Arthur Lira

Deputado Arthur Lira / Foto: Agência Câmara
O mundo dá voltas, mas na política há cambalhotas impressionantemente rápidas e o que era impensado antes acaba se tornando uma possibilidade em muito pouco tempo.
TNM/Por Lula Vilar

Eis que nos bastidores políticos correm os comentários de que tanto o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) – ambos pré-candidatos ao governo do Estado – buscam o apoio de Arthur Lira – o “todo-poderoso” presidente da Câmara dos Deputados – para tentarem ganhar musculatura para as suas candidaturas.

Rodrigo Cunha – que se elegeu senador com o discurso de uma “nova política” afastada dos caciques políticos alagoanos – não subiu, durante o processo eleitoral passado, em palanque ao lado do segundo candidato ao Senado de sua chapa: o atual prefeito de Barra de São Miguel e ex-senador Benedito de Lira (Progressistas). Benedito de Lira é o pai de Arthur Lira, como já sabido.

Cunha um dia já quis distância dos Liras, mas os dias passam e hoje é outro dia! Além disso, em uma possível aliança com Arthur Lira, Rodrigo Cunha poderia abrir uma composição que colocaria a deputada estadual Jó Pereira (MDB) como vice na chapa tucana.

Pereira em que pese ser aliada dos Lira – tem uma imagem própria, identidade própria e se destacou por ser bastante combativa na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Do outro lado, Rui Palmeira sempre teve uma trajetória de aliança com o Progressistas quando foi prefeito de Maceió, tendo em Arthur Lira e Benedito de Lira (quando este era senador) dois pontos de apoio. Tanto que nas eleições municipais passadas iniciaram as discussões juntos, mas se desencontraram.

O motivo? Rui Palmeira resolveu se aliar ao governador Renan Filho (MDB) para juntos lançarem o atual secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), para a Prefeitura de Maceió.

Mendonça – como o eleitor bem lembra – foi derrotado por João Henrique Caldas, o JHC (PSB). Agora, Rui Palmeira tenta resgatar uma antiga aliança que também pode resultar em uma composição envolvendo também a deputada estadual Jó Pereira, conforme as informações de bastidores.

E Arthur Lira? Bem, pelas mais recentes declarações segue sendo um rival político do governador Renan Filho.

Veja também: