‘Cínico’, ‘ladrão’, ‘tirano’: campanha esquenta com troca de acusações entre caciques da política

No Ceará, a briga da vez envolve o ex-presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB) e Ciro Gomes, pré-candidato a presidente do PDT. Eles já dividiram o mesmo palanque no passado, mas têm um histórico de desavenças. Em Alagoas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista) e o senador Renan Calheiros (MDB) trocam insultos.

EstadãoEstadão

Lira detona relatório de Renan Calheiros: “Uma CPI não pode se converter em  um instrumento inquisitorial de exceção” | ODEBATEON

Ha cinco meses da eleição, caciques tradicionais da política começaram a trocar hostilidades e acusações públicas de corrupção. Antigas rivalidades regionais se acirraram novamente, opondo políticos que foram chefes do Poder Legislativo e até um presidenciável. “Cínico”, “ladrão”, “tirano” e “venenos” são alguns dos adjetivos disparados em redes sociais e entrevistas. Por enquanto, o foco está no Nordeste. No Ceará, a briga da vez envolve o ex-presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB) e Ciro Gomes, pré-candidato a presidente do PDT. Eles já dividiram o mesmo palanque no passado, mas têm um histórico de desavenças. Em Alagoas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista) e o senador Renan Calheiros (MDB) trocam insultos.
TNM/Felipe Frazão
Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas? Assine o Estadão aqui!
Na contenda cearense, Eunício cobrou que Ciro explique o uso de um apartamento em Paris, na França, e imóveis no Rio e em São Paulo. Também afirma que o adversário pedetista costuma voar em um jatinho que estaria registrado em nome de um empresário, dono de uma siderúrgica no Estado. “Ele (Ciro) diz que eu tenho um apartamento em Miami. Eu tenho, está declarado no Imposto de Renda. O que ele fica em Paris eu não sei quem paga. Como ele vive nababescamente, tem apartamento em Fortaleza, no Rio, em São Paulo? O avião que ando é meu, está declarado em nome da minha holding. Ele anda há cinco anos num jatinho que não sei de quem é e quem paga”, afirmou Eunício ao Estadão.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista) e o senador Renan Calheiros (MDB) trocaram insultos nas redes sociais, reeditando bate-bocas notórios entre caciques políticos Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara e Gabriela Biló/Estadão

Veja também: