Papa diz que opção de renunciar é apenas “uma hipótese distante”

O papa Francisco não tem intenção de renunciar, pois sente que sua saúde é boa o suficiente para permitir que ele continue, diz ele em um novo livro cujos trechos foram publicados pelo jornal italiano Corriere della Sera na quinta-feira.

Por que a saúde do papa é alvo de tanta especulação? – DW ...

TNM/História de Reuters

Papa Francisco no Vaticano REUTERS/Guglielmo Mangiapane© Thomson Reuters

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco não tem intenção de renunciar, pois sente que sua saúde é boa o suficiente para permitir que ele continue, diz ele em um novo livro cujos trechos foram publicados pelo jornal italiano Corriere della Sera na quinta-feira.

“Essa é uma hipótese distante, porque não tenho motivos sérios o suficiente para me fazer pensar em desistir”, afirmou Francisco em “Life: My Story Through History”, um livro que será lançado em italiano e inglês em 19 de março.

Francisco está com 87 anos e tem se mostrado cada vez mais frágil nos últimos anos, usando uma cadeira de rodas ou uma bengala para se locomover e, recentemente, sofrendo o que foi descrito como crises de bronquite ou resfriados que o levaram a limitar suas falas em público.

No entanto, no livro, ele tranquiliza quanto à sua condição.

“Graças ao Senhor, desfruto de boa saúde e, se Deus quiser, ainda há muitos projetos a serem realizados”, disse ele, repetindo que consideraria desistir apenas no caso de um “sério impedimento físico”.

O papa defendeu novamente sua recente decisão de permitir que os padres abençoem casais do mesmo sexo, dizendo que é dever da Igreja Católica acolher a todos e que “Deus ama a todos, especialmente os pecadores”.

Ao mesmo tempo, a decisão não implica em qualquer mudança na doutrina católica – que reconhece apenas os casamentos heterossexuais – e se alguns bispos não quiserem realizar bênçãos a casais do mesmo sexo, isso não levará a um cisma, acrescentou Francisco.

Em outra parte do livro, ele renovou sua condenação ao aborto e à barriga de aluguel, e observou que seu foco nos pobres e marginalizados não o torna comunista ou marxista.

O antecessor de Francisco, Bento 16, foi o primeiro papa a renunciar em cerca de 600 anos, citando as tensões da idade avançada. Ele renunciou em fevereiro de 2013, com 85 anos de idade, e continuou a viver por quase mais 10 anos, morrendo aos 95 anos.

(Reportagem de Alvise Armellini)

Veja também: