Ministros participam de inauguração do CISP do Benedito Bentes e anunciam investimentos

No discurso, o Governador Paulo Dantas destacou a realização dos concursos públicos e os investimentos em educação e infraestrutura, que contribuíram para o crescimento de Alagoas.

TRABALHO INTEGRADO

LEWANDOWSKI DIZ QUE PAÍS ESTÁ AVANÇANDO NA ÁREA DE SEGURANÇA

Ministro veio ontem a Alagoas participar da inauguração de novo Cisp e destacou integração das forças policiais

Por Marcos Rodrigues

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou ontem, durante almoço oferecido pelo Governador Paulo Dantas no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), que o clima do ódio e divisão no País está sendo superado e o setor da segurança está avançando, graças ao trabalho integrado e homogêneo das polícias.

Lewandowski veio a Alagoas participar da inauguração do Centro Integrado de Segurança (CISP) tipo 3, no Benedito Bentes. “Podemos ver como é importante a integração das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, cujos representantes estão reunidos aqui neste momento”, disse Lewandowski, que assistiu a um vídeo sobre o trabalho integrado que será desenvolvido pelas forças de segurança no Cisp do Benedito Bentes.

Antes do encontro no Mupa, o ministro fez um sobrevoo na área atingida pela mineração da Braskem em Maceió. “Realmente, quem está de fora não tem a dimensão desse desastre e, por isso, é muito importante que a Braskem contribua para resolver esse problema”, observou o ministro.

O encontro contou com a presença do senador Renan Calheiros; do deputado federal Rafael Brito; do deputado estadual José Wanderley; secretários de Estado e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Durante a inauguração do Cisp, o ministro disse apoiar Alagoas em novos investimentos e que pode levar a atuação integrada das polícias – como ocorre no Estado – para outras localidades.

“Para combater a violência, o trabalho integrado é fundamental. Essa integração horizontal é exemplar, com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Penal. É algo que pode ser levado para outros estados. Trazemos o compromisso do governo federal em continuar investindo”, disse Lewandowski.

No discurso, o Governador Paulo Dantas destacou a realização dos concursos públicos e os investimentos em educação e infraestrutura, que contribuíram para o crescimento de Alagoas.

“O trabalho do governo, por meio dos seus indicadores, demonstra que estamos alcançado uma boa redução da violência. E o Cisp 1 e 2, agora com esse segundo do tipo 3, irá continuar contribuindo para combatermos a criminalidade”, disse Dantas.

Ao lado dele, de autoridades da segurança pública e da política alagoana, Lewandowski entregou o novo equipamento, que vai abrigar a sede da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil.

“Tivemos uma extensa reunião para estudarmos formas de integração, que é hoje a palavra de ordem, seja ela comum, seja ela organizada. Fazemos aqui um compromisso do governo federal, em especial do Ministério da Justiça e da Segurança, que, de agora em diante, vai colaborar intensamente não só com o estado de Alagoas – que é um exemplo de avanço de combate à criminalidade -, mas também outros estados, no que diz respeito ao compartilhamento de dados de inteligência, que é fundamental para evidentemente fazermos algumas operações conjuntas”, destacou o ministro.

CASO MARIELLE

Lewandowski não descartou que, mesmo com as investigações do caso Marielle já encerradas, novas diligências possam acontecer. No domingo, a Polícia Federal prendeu os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Rivaldo Barbosa. Eles são suspeitos de mandar matar a vereadora.

“O que podemos dizer é no que diz respeito à Polícia Federal. O caso está encerrado na medida em que se descobriu os executores e os mandantes e demais envolvidos. É possível que, a partir da apreensão de outros elementos que vierem ao conhecimento das autoridades e, a partir das buscas, tenhamos novos elementos para abrirmos novas sendas”, explicou.

 

 

Veja também: