Governo de Alagoas promove a abertura da Copa Rainha Marta e Taça das Grotas nesta segunda-feira

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejaj), promove nesta segunda-feira (1º) a solenidade de abertura da 8ª edição da Copa Rainha Marta e da 6ª edição da Taça das Grotas, a partir das 19h, no Estádio Rei Pelé.

Estádio Rei Pelé

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejaj), promove nesta segunda-feira (1º) a solenidade de abertura da 8ª edição da Copa Rainha Marta e da 6ª edição da Taça das Grotas, a partir das 19h, no Estádio Rei Pelé.

Com a presença do Governador Paulo Dantas, da Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, e demais autoridades, a solenidade de abertura contará com 960 jovens atletas da Taça das Grotas e 640 meninas e mulheres da Copa Rainha Marta.

A Taça das Grotas reunirá jovens de 14 a 17 anos de Maceió e Região Metropolitana, enquanto a Copa Rainha Marta contará com atletas a partir de 14 anos de todas as regiões do estado de Alagoas.

“Vamos promover uma verdadeira festa do esporte social, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Selaj, de oferecer oportunidades para além de atletas, mas também aos cidadãos”, afirmou a Secretária Lydia Pollyana.

Secretário Especial de Gestão da Selaj, Charles Hebert, que já coordenou as duas competições, destaca mais um ano de disputa e de oportunidades para os participantes.

“Acompanhamos essas competições desde a sua criação e constatamos a evolução do número de equipes, atletas participantes e benefícios oferecidos. Em 2024 não será diferente. Nós seguiremos inovando e oferecendo o que há de melhor para o esporte de base”, afirmou.

Copa Rainha Marta

A competição terá 32 equipes na disputa, 640 atletas em ação, com partidas na capital e no interior do estado. A organização manteve o formato de disputa, que terá a divisão entre as equipes do interior e da Região Metropolitana, com os melhores decidindo a edição 2024.

Cada equipe poderá contar com 20 atletas inscritas na competição e mais 6 integrantes da comissão técnica. Durante cada partida, 5 substituições poderão ser feitas. Como forma de atrair ainda mais o número de atletas, a competição permite jogadoras a partir dos 14 anos. Porém, cada time poderá inscrever até duas atletas acima de 12 anos.

Taça das Grotas

Em 2024, a competição continua com 48 equipes das comunidades de maior vulnerabilidade social de Maceió e Região Metropolitana. A partir desta segunda-feira (01), 960 jovens de 14 a 17 anos estarão em atividade buscando o título de uma das disputas mais aguardadas do calendário esportivo alagoano.

Como será a disputa

Uma das principais novidades para a edição 2024 é a forma de disputa. Sai a eliminatória na primeira rodada, em que metade das equipes eram eliminadas, e entram as Séries Ouro e Prata.

Isso porque haverá uma primeira rodada em que as 48 equipes se enfrentam. As 24 vencedoras serão distribuídas na Série Ouro, em seis grupos de quatro times, classificando duas equipes de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares.

Já as 24 equipes que perderam na primeira rodada, seguem para a Série Prata. Após as três primeiras rodadas da Série Ouro, começa o mata-mata da Série Prata, caindo de 24 para 12, depois seis e ao final, três equipes serão avaliadas por índices técnicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: