28 set, 2017
PARABENS!!!!!! A TV Gazeta faz aniversário e completa 42 anos

A nossa homenagem a pioneira das TV’s de Alagoas pelos seus 42 anos 

Os primeiros sinais começaram a ser transmitidos na última semana de agosto de 1975, ainda em fase experimental. Em 27 de setembro do mesmo ano, a emissora foi inaugurada oficialmente, como afiliada à Rede Globo. Na época, ela estava entre as 5 emissoras de TV mais bem equipadas do país.

A emissora foi a primeira rede regional a se tornar afiliada da emissora carioca no Nordeste (anteriormente, o sinal da Rede Globo era transmitido por retransmissoras ligadas à TV Globo Nordeste, emissora própria da Globo em Recife). É conhecida por seu pioneirismo em transmissões em cores para o estado e transmissões via satélite, cobrindo todo o território de Alagoas.

Em 7 de dezembro de 2012, são lançadas as versões alagoanas do G1 e do GloboEsporte.com além do novo site no mesmo padrão das paginas da Globo.com.

Em 2015, o Campeonato Alagoano de Futebol passou a ser transmitido pela TV Gazeta de Alagoas, que obteve o direito exclusivo de transmissão do campeonato pela televisão e pela Internet a partir desse ano.[2]

Em 21 de setembro de 2015, a TV Gazeta lançou seu atual logotipo, durante o “Bom Dia AL” ou “ALTV”. o atual logotipo remete o atual logotipo da Globo, com as cores do arco-íris.

Sinal digital 

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
7.1 21 UHF 1080i Programação principal da TV Gazeta de Alagoas / Globo

A emissora iniciou os testes do seu sinal digital em junho de 2010, durante a Copa do Mundo FIFA de 2010, através do canal 21 UHF. Em 29 de novembro de 2010, a emissora iniciou oficialmente suas transmissões digitais.[3] Em 26 de março de 2012, os telejornais e programas da emissora passaram a ser produzidos em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Gazeta de Alagoas, bem como as outras emissoras de Maceió, irá cessar suas transmissões pelo canal 07 VHF em 30 de maio de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[4]

Programação

O JORNALISMO PIONEIRO

Os comunicadores que desde os primeiros momentos estiveram desbravando o telejornalismo destacamos dentre eles: Luis Plácido Tojal, Rômulo Cavalcante, Ailton Vila Nova, Floracy Cavalcante, Ielson Ávila, Jalon Cabral, Luilton Roosivel, e tantos outros.

Membros antigos

Retransmissoras

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>