7 jun, 2018
Collor preside sessão da CRE que instala grupo parlamentar Brasil e Coreia

Parlamentar apresentou, ainda, os resultados da agenda oficial que cumpriu pelo Senado Federal na República Tcheca

TNM/Por Jonathas Maresia | Portal Gazetaweb.com   
FOTO: Agência Senado

Grupo visa estreitar as relações diplomáticas entre as nações amigas

Sob a presidência do senador Fernando Collor (PTC/AL), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) instalou, na sessão desta quinta-feira (7), o grupo parlamentar de amizade Brasil e a República Popular Democrática da Coreia. A instalação do colegiado visa estreitar a relação diplomática entre as nações. Durante a sessão, Collor apresentou o resultado da missão oficial à República Tcheca, onde participou de uma extensa agenda programada pelo embaixador brasileiro Márcio Florêncio Nunes Cambraia, com audiências e encontros com diversas autoridades.

Em abril deste ano, Collor representou o Senado Federal durante a histórica cúpula entre os líderes das Coreias em Panmunjon, na zona desmilitarizada entre os dois países. Após acompanhar o encontro histórico, o parlamentar brasileiro revelou enxergar com otimismo os próximos passos da relação entre os líderes coreanos, já que o mundo aguarda por isso há muito tempo. Na próxima semana, o presidente Donald Trump se reúne com líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

“Este é um momento extremamente importante para o mundo, sobretudo, pelo fato de ser às vésperas de estabelecer a paz na Península Coreana que até pouco parecia algo muito difícil. A reunião entre os líderes em Panmunjon foi emocionante e diversos pontos foram acordados entre eles, inclusive, a desnuclearização. Queremos viver em paz no planeta, de forma tranquila, sem sobressaltos”, apontou Collor, acrescentando que o Brasil deve sempre se colocar em busca da serenidade nas relações.

“O nosso país não pode perder essa oportunidade de buscar a paz, já que tem todas as condições de ser um protagonista neste momento”, sentenciou Fernando Collor. A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B/AM) foi eleita presidente do grupo parlamentar, com o senador Collor exercendo a vice-presidência do grupo parlamentar.

FOTO: Agência Senado

Colegiado será presidido pela senadora Vanessa Grazziotin

República Tcheca

Entre os dias 28 e 31 de maio último, Collor cumpriu agenda, em nome da CRE, em Praga, na República Tcheca, onde o fortalecimento das relações não só comerciais, mas também legislativas, foi a tônica em todas as audiências com as autoridades locais. Dentro do conceito de instrumento complementar à diplomacia tradicional, a diplomacia parlamentar foi oportunamente reconhecida nos encontro como indutora das relações bilaterais e, também, do estreitamento do diálogo entre os Parlamentos em busca da paz e da solidariedade demandadas no mundo.

Nas audiências com as autoridades, também tratou-se, com destaque, do projeto comum dos dois países na produção do avião multiuso KC 390, cuja versatilidade e qualidade tecnológica abrem grandes perspectivas para o Brasil de abertura e conquista do mercado europeu, inclusive na área de defesa, além de debaterem a importância do fortalecimento da União Europeia – principal parceiro comercial do Brasil – como fator de estabilidade para o mundo e, ainda, como contraponto ao atual protagonismo na cena internacional dos Estados Unidos, Rússia e China.

Para tanto, e dentro do exercício do soft power, apontou Collor, o revigoramento das raízes e a aproximação entre Brasil e Europa podem ter papel importante, assim como na participação no Brics.  “Possuindo hoje um dos maiores índices de crescimento econômico da Europa, A República Tcheca torna-se cada vez mais relevante no cenário do continente. Seu papel político-diplomático vem se mostrando assertivo, principalmente com base no relacionamento próximo que mantém com a Alemanha, o que tem permitido estender sua influência sobre os demais países do centro e leste europeu. Assim, o apoio tcheco revela-se importante para o avanço das negociações do acordo do Mercosul com a União Europeia e para o processo de acessão do Brasil à OCDE”, expressou o senador.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>