5 jul, 2018
Imprensa estrangeira repercute ‘jeitão’ do técnico Tite em entrevistas

Estilo ‘encantador de serpentes’ do brasileiro agora está na vitrine da imprensa internacional

TNM/Por Notícias ao Minuto    
FOTO: HENRY ROMERO/REUTERS

Com Copa, treinador passa a figurar na vitrine internacional

No Brasil, o modo paciente, direto e muitas vezes pregador do técnico Tite durante as entrevistas ganhou até apelido: Titebilidade. Com a Copa do Mundo, o treinador da seleção brasileira passa a estar na vitrine também da imprensa internacional, que o acompanha nas coletivas concedidas após treinos e jogos da equipe nacional. As percepções dos jornalistas estrangeiros variam, mas a maior parte é positiva ao comandante.

“Já ouvi um jornalista inglês dizer que Tite tem a imprensa brasileira na palma da mão. Não sei se é tanto assim. Mas não acho que isso seja por acidente. Ele tem um charme”, disse ao Extra o irlandês Joe Callaghan, do canadense Toronto Star.

A famosa ironia britânica foi utilizada pelo jornalista Barney Ronay em matéria para o jornal The Guardian: “Tite fala por tanto tempo e de forma tão apaixonada, que depois de alguns instantes você começa a se perguntar sobre o fechamento do metrô ou do crescente perigo de desidratação”.

Da emissora italiana Mediaset, a jornalista Francesa Benvenuti se rendeu. “Ele é um personagem fascinante, sua dialética encanta e eu realmente gosto da relação direta e confidencial que ele tem com a maioria dos jornalistas. Eu também gosto muito de sua característica emocional: na minha opinião, no futebol moderno, um técnico deve, acima de tudo, saber administrar as relações humanas, entender seus jogadores, saber como se relacionar com a mídia. Tite faz tudo isso.”

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>