14 mai, 2019
Médico ativista com ELA viaja a Israel em missão para estudar doenças raras

Missão internacional

Médico ativista com ELA viaja a Israel em missão para estudar doenças raras

Cardiologista alagoano Hemerson Casado foi convidado pela UFRN para a missão cientifica

Cardiologista Hemerson Casado Gama, no Muro das Lamentações, no intervalo de sua missão cientifica em Israel. Foto: Divulgação.

Diagnosticado há cerca de sete anos com esclerose lateral amiotrófica (ELA), o cirurgião cardiovascular Hemerson Casado Gama voltou a romper expectativas sobre seu ativismo e viajou para Israel, na semana passada, em busca de avanços nos estudos sobre a enfermidade que ameaça sufocar vidas em corpos paralisados pelo avanço da doença rara e degenerativa, às vezes tratada como sentença de morte para pacientes pobres. O objetivo da missão científica é prospectar parcerias e projetos relacionados à ELA, no Oriente Médio.

A delegação brasileira com pesquisadores que viajaram para a missão internacional com Dr. Hemerson foi convidada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E o médico que também preside o Instituto Hemerson Casado disse estar muito feliz com o convite e que pretende trazer novidades para beneficiar os portadores com doenças raras no Brasil.

Durante uma programação de oito dias, iniciada na última quarta-feira (8), o médico vai visitar centros de pesquisas e universidades nas cidades de Jerusalém, Bersebá e Rehovot. “A minha visita às instituições tem três focos principais: diagnóstico, tratamento e busca por tecnologias assistivas”, disse o cardiologista alagoano.

A delegação brasileira também tem como meta fomentar projetos para diagnóstico de câncer. E foi recebida por pesquisadores israelenses para a celebração de acordos.

Na Universidade Hebraica de Jerusalém, avaliada como uma das 100 melhores do mundo e galardoada com cinco prêmios Nobel, Dr. Hemerson se reúne com professores universitários e médicos, como Haya Lorberboum-Galski, pós-doutora em Bioquímica, e Ithai Rabinowitch, professor titular da Faculdade de Medicina e PhD em Engenharia Industrial.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>