Renan Filho 02

Muito emocionado e num discurso de pré-campanha, Renan Filho pediu ao povo a oportunidade de cumprir sua missão de concluir os hospitais, as duplicações das rodovias estaduais e, colocar Alagoas no rumo do desenvolvimento. Empolgado, sem citar o endereço do seu recado, afirmou: “Não devemos entregar Alagoas a contador de histórias que faz falsas promessas e que teve oportunidade e chance de ajudar Alagoas e não deu sua contribuição”. Na sexta-feira (03) a manchete do jornal Gazeta de Alagoas, foi sintomática “Suspensão do programa deixa 80 mil famílias sem leite em Alagoas”. Se realmente for confirmada a candidatura do senador Fernando Collor a “guerra” vai começar e a eleição para o governo será mais competitiva e atraente. “O tempo será o senhor da razão”.

Renan Filho 03

De acordo com a informação do blog do renomado jornalista Ricardo Mota -TNH, uma conversa, esta semana, entre os senadores Fernando Collor (PTC) e Renan Calheiros (MDB) teve um desfecho previsível e desagradável – para ambos. O ex-presidente, teria pedido a vaga de vice de Renan Filho para se manter aliado. E a proposta não avançou, o blog do Roberto Gonçalves com exclusividade, veiculou essa informação em maio deste ano, com a indicação da ex-prefeita Célia Rocha (PTC) para substituir Luciano Barbosa. O Resultado é que collor disse que vai mesmo para a oposição.

Prima de Rodrigo Cunha entra na disputa por vaga na ALE

 

A assistente social Shirley Santos, prima do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) pré-candidato ao Senado entra na disputa em Arapiraca por uma das 27 vagas na Assembleia Legislativa Estadual nas eleições deste ano. Sua candidatura já foi homologada em convenção do Psol na capital do Estado. O Psol chegou a anunciar a pré-candidatura DE Lindomar Ferreira, que preside o diretório da agremiação política em Arapiraca, mas desistiu objetivando ampliar os espaços para a prima de Rodrigo Cunha e sobrinha da saudosa deputada federal Ceci Cunha.

 

Prima de Rodrigo 02

 

O deputado estadual Rodrigo Cunha, que já declarou apoio a candidatura da ex-prefeita Célia Rocha a deputada estadual ainda não se pronunciou sobre a candidatura da prima tampouco definiu sua posição. Outros nomes homologados na convenção do Psol, é do professor Arnaldo Rocha militante sempre atuante em defesa dos interesses da categoria dos professores. Enquanto isso o advogado tributarista e filho do prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, Moacir Neto anunciou sua desistência de concorrer a uma das vagas na Casa de Tavares Bastos.

 

MP investiga contrato de locação de veículos em Carneiros

 

O promotor Fábio Bastos Nunes abriu um processo de investigação para apurar uma denúncia sobre as irregularidades no contrato de prestação de serviço firmado entre a Prefeitura de Carneiros e a empresa JR Locações. Foi solicitado à prefeitura, no prazo de 10 dias, a relação de todos os veículos locados; relação de todos os motoristas dos veículos acima referenciados, com cópia das respectivas Carteiras Nacional de Habilitação (CNH); cópias integrais dos Processos Licitatórios e de Pagamentos referentes aos contratos firmados com a empresa; apresentar outras informações e documentos necessários à comprovação da lisura no procedimento de contratação e prestação do serviço.

Contra todos

 

A ex-senadora Heloisa Helena realizou na última sexta-feira (03) sua convenção e teve seu nome homologado na disputa por uma das nove vagas na Câmara dos Deputados., pela Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva.  A convenção oficializou o nome de Heloísa Helena para uma missão considerada quase impossível pelos profissionais da atividade política: se eleger sozinha, sem alianças, deputada federal – “contra todos”. Por meio de suas redes sociais, HH pediu aos possíveis eleitores que, ao invés de ajudarem financeiramente, lhe doem a própria coragem

 

Contra todos 02

 

A missão muito difícil enfrentando o poder econômico dos adversários em um curto período de campanha Sem grande estrutura partidária, sem recursos para contratar apoiadores e assemelhados, ela tem feito sua pré-campanha ao modo antigo: conversando com os eleitores sempre concedendo entrevistas em emissoras de rádio locais.  Não é fácil fazer uma avaliação sobre as chances da ex-senadora e ex-vereadora por Maceió na disputa este ano. Heloísa depende, exclusivamente, do eleitorado, sem a ajuda de vereadores, de deputados, de prefeitos, de senadores.

 

Sem safra, Paisa afeta diretamente a economia de Penedo

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Penedo, Pedro Soares, confirmou a informação que veicula desde esta terça, 31 de julho, de que não haverá safra 2018/2019 na Penedo Agroindustrial S/A (Usina Paisa), do Grupo Toledo. De acordo com o secretário, após entrar em contato com o gerente da usina, o mesmo recebeu tal confirmação da não safra este ano e que, a medida, é um recuo estratégico, dentro do processo de recuperação judicial pela qual a Usina passa.

Baixa na safra 02

“É uma situação preocupante, pois deve afetar diretamente a economia local, prejudicando a geração de emprego e renda na cidade ribeirinha. Nesse período de safra a usina costuma contratar mais de 2 mil pessoas e nós, do comércio, sabemos como isso é importante”, declarou Soares.

Baixa na safra 03

Ainda segundo o secretário, no contato feito com o gerente da usina, ele também foi informado de que a cana produzida pela Paisa será processada pela Cooperativa Pindorama e por uma outra unidade da região e que a expectativa da empresa é que posteriormente a safra volte à normalidade.

Incremento do ICMS

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, explica que o ICMS cresceu praticamente em todos os setores. “O único que não teve crescimento foi o de combustíveis, porque o preço acabou sendo reduzido nesse período. Afora isso, todos os setores tiveram crescimento, mostrando que o Estado está tendo um movimento econômico maior”.

Chapão

Já o deputado federal Givaldo Carimbão deve disputar a reeleição pelo “chapão” do bloco do governo. Existe ainda a possibilidade de formação de uma chapa que reuniria Avante, SDD, Podemos, PPS e PRTB. “São duas opções. Uma chapa para fazer quatro e outra para fazer dois federais. Teremos nova reunião para decidir a composição das chapas até sexta-feira”, aponta Carimbão.

Perfil do eleitorado alagoano

Cerca de 17,8% dos eleitores têm o ensino médio completo (389.541), 14,93% o ensino médio incompleto (326.755), 13,98% apenas lê e escreve (305.857) e 11,66% dos eleitores são analfabetos (255.017). As menores parcelas do eleitorado possuem nível superior completo (5,79%), representando 126.585 eleitores, 4,51% possuem ensino fundamental completo (98.607) e 4,11% superior incompleto (89.996). 2.187.967 eleitores estão aptos a votar, com o índice de 99,68% de voto biométrico.

Perfil 02

De 2014 até este ano, o eleitorado local cresceu aproximadamente 9,6%. Nos 102 municípios alagoanos, apenas 86 eleitores solicitaram a inclusão do nome social e 11.677 informaram possuir algum tipo de deficiência física. As estatísticas também demonstram que a maior parte do eleitorado alagoano tem entre 30 e 34 anos (11,53% – 252.199 eleitores) e 3,57% têm entre 16 e 18 anos (78.165 eleitores).